quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Metro: Futilidades da Capital

 

Estação Aeroporto premiada

com SIL do Imobiliário 2012

O Metro de Lisboa foi galardoado com o Prémio SIL do Imobilário 2012, na categoria de Obras Públicas, atribuído pelo projecto da Estação Aeroporto cuja autoria pertence ao Arquiteto Leopoldo Rosa.


É pelo segundo ano consecutivo que o Metro recebe este honroso prémio, sendo que em 2011 o mesmo foi atribuído pelo projeto Extensão da rede do Metropolitano de Lisboa.
http://www.metrolisboa.pt/2012/10/estacao-aeroporto-premiada-com-sil-do-imobiliario-2012/


Pois é, afinal foi com vista a este prémio que a Metro de Lisbos gastou balúrdios a mais na construção de três quilómetros de linha.

E que lucro trouxeram estes prémios ao País? Custaram MILHÕES, já vimos isso. E deu lucro de milhões? Nem sequer prestígio internacional...

Se ainda fosse um Prémio Pritzker... ainda seria alguma coisa...

Claro que o ego dos senhores administradores do Metro de Lisboa ficou inchado e os alfacinhas impantes de vaidade. Mas vaidade de quê? Amanhã, dentro de uma semana, tudo estará esquecido e, entretanto já o Dr. Vítor Garpar deu mais umas voltas no torniquete a esmagar o pobre contribuinte para pagar esses luxos inúteis.

Alguém se lembra do primeiro Pritzker que veio para Portugal? De quem o ganhou e porquê? (*)

«Sic transit gloria mundi»
(«assim passa a glória do mundo»)

Sacrifícios pelo bem do País não sabem fazer, é tudo de um egoísmo atroz. Portugueses de segunda ou mesmo de terceira classe, julgam-se donos de Portugal. Só sabem exigir esforços ao Norte e Centro para encher as barrigas e fazer férias nos Algarves... E o Governo vai atrás, não tem pulso para contrariar porque não é melhor do que eles...

Que tristeza...


(*) Arqº Siza Vieira pela reconstrução do Chiado







P.S. Reiniciámos a actividade a 17 de Agosto. Ao fim de dois meses é este o nosso mundo:


(embora não seja visível, inclui Cabo Verde. Luxemburgo e Timor-Leste)



Sem comentários: