domingo, 18 de novembro de 2012

Portugal só tem futuro...

 

...na competência!


Notícias recentes da Comunicação Social:

1. Multinacionais tecnológicas vão criar 780 empregos
Mão-de-obra qualificada a custos acessíveis está a permitir deslocalizar para Portugal centros de serviço. Lisboa e Porto vão ter 780 novos empregos tecnológicos.


Vão ser criados perto de 780 empregos na área tecnológica em Lisboa e no Porto, ao longo dos próximos meses, com a instalação de centros de competência e de suporte da Artamis (França), Rocket Internet (Alemanha), Blip (Reino Unido) e Lusotechnip (França).

Portugal foi escolhido por estas multinacionais devido ao facto de existir no país mão-de-obra qualificada e disponível a um custo competitivo. Além disso, porque Portugal dispõe de boas infraestruturas de telecomunicações.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/multinacionais-tecnologicas-vao-criar-780-empregos=f765954#ixzz2CHdXSbRh
2. Aeronáutica assegura 200 novos empregos
O novo Centro de Engenharia Aeronáutica, do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) começa a ser construído em Janeiro, em Matosinhos. Deverá entrar em pleno funcionamento no próximo ano, nessa altura terá capacidade para criar 200 empregos para profissionais altamente qualificados na área da indústria aeronáutica

Ler mais:http://expresso.sapo.pt/aeronautica-assegura-200-novos-empregos=f766385#ixzz2CHeKfFWF

Não é pela mão-de-obra inculta e barata nem com empresários boçais e oportunistas que Portugal se vai erguer das cinzas a que se reduziu pela ganância de uns quantos e pela incompetência de muitos.

É pelas qualificações, pelo empenho, pela competência, pelo engenho, pela qualidade das nossas gentes que nós poderemos aspirar a um futuro melhor a par das nações desenvolvidas da Europa.

Nós temos MUITA gente capaz, temos uma juventude entusiasta e altamente qualificada, temos uma capacidade de «desenrascanço» ímpar, temos qualidades de trabalho e de adaptação notáveis em qualquer parte do mundo.

O que nos falta? Gente que saiba liderar, que saiba motivar, enfim, que saiba CHEFIAR.

Porque não pode ser considerado chefe competente e eficaz aquele que não souber dar aos seus subordinados aquilo de que eles precisam para fazerem correctamente o seu trabalho
  • Instruções / ordens sensatas e exequíveis
  • Informação útil e pertinente
  • Orientação atenta e ponderada
  • Formação profissional adequada
  • Avaliação justa e equilibrada
  • Disciplina séria e construtiva
  • Apoio e encorajamento constantes
  • Delegação de autoridade
  • Equipamentos eficazes e modernos
  • Materiais de qualidade adequada
  • Meios humanos
  • Matérias-primas
E, sobretudo...
  • Ser um bom EXEMPLO

Porque, por mal dos nossos pecados, por todo o tecido empresarial português, pululam «chefias» que não sabem ser mais do que negreiros, que só sabem chefiar de chicote na mão, que não são capazes de inspirar os seus colaboradores para darem o seu melhor mesmo quando a chefia se ausenta.

E que baseiam a sua rentabilidade no «salário mínimo» em vez de a basear na «competência máxima».

Porque

Uma empresa que só paga o salário mínimo só obtem trabalho mínimo

E falta-nos uma legislação laboral e civil que permita aos empresários competentes gerir capazmente as suas empresas, purgando-as, sempre que necessário, dos calaceiros e incompetentes que só sabem viver à custa do trabalho alheio.

A bem de Portugal e de todos nós, vamos pensar nisso? A sério?

Fiquem bem. Até amanhã!


P.S. Vamos brindar ao futuro?


----------------------------------


Cuidados de geriatria por enfermeiro(a) diplomado(a)
pela Universidade Católica

Tlm: 912 487 476

Sem comentários: