quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Um novo BPN para o Zé Povo pagar!...

Passos Coelho não aprende...!

Estado injecta 1,1 mil milhões de euros para reforçar capital do Banif

Estado português vai subscrever um aumento de capital de 700 milhões de euros no banco liderado por Jorge Tomé e injectará mais 400 milhões de euros através de títulos de dívida. O Banco fará ainda outro aumento de capital, de 450 milhões de euros.

Ler mais: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/estado_injecta_11_mil_milhoes_de_euros_para_reforcar_capital_do_banif.html

Lá vão à vida mais mil e cem milhões de Euros dos nossos impostos para salvar mais uns tubarões que não souberam gerir honestamente os dinheiros dos depositantes. Porque somos nós, contribuintes, que vamos desembolsar mais esta facada que o Governo dá nas depauperadas finanças públicas.

Não é o senhor Vítor Gaspar nem o senhor Passos Coelho que vão contribuir com um cêntimo que seja dos seus vencimentos para mais esta esmola aos capitalistas da praça.

E não venham com histórias de proteger os depositantes ou de favorecer o investimento. Há outros bancos activos a quem as pessoas e empresas podem recorrer e que não precisaram dessas «injecções» de capital.

Quanto aos depositantes, se lá colocaram o seu dinheiro na mira de um lucro fácil, só têm que se queixar da sua estupidez e recorrer aos tribunais para serem ressarcidos dos seus prejuízos.

Não somos nós, contribuintes depenados por um Estado incompetente, que temos de suportar os prejuízos que o Senhor Jorge Tomé e seus «muchachos» tiveram com investimentos que não deviam ter feito. Nem os seus accionistas que deviam ter sido mais prudentes nas aplicações de capital que fizeram.

Senhor Primeiro-Ministro, senhor Ministro das Finanças, o que andam os senhores a fazer com o nosso dinheiro?

Não vos chegavam os aumentos brutais de impostos, os cortes nas pensões e reformas de quem trabalhou uma vida inteira, o descalabro da Saúde e da Educação? Onde vão o senhores buscar os mil e cem milhões de Euros para pagar mais este disparate?

E já agora umas perguntas de algibeira:

  • Porque razão se tem que recapitalizar o BANIF?

  • Para onde foi o dinheiro?

  • E porque razão tem o Estado de o fazer COM O NOSSO DINHEIRO?

Desculpem mas a história está muito mal contada e há por aí muita jogada suja e muita incompetência e corrupção escondida. E os senhores estão deixar-se levar nisso.

Dizem que o dinheiro vem de uma linha especial da troika. Pois, pois, mas digam-me que não vamos ter que o devolver com juros... mais cedo ou mais tarde. Ou você acredita que é uma dádiva a fundo perdido?? Só se for mais ingénuo do que um recém nascido.
Deixem o Banif afundar e com ele todos os bancos especulativos que por aí andam mais as suas Administrações e accionistas gananciosos e incompetentes. Para não cairem noutra socratice como o BPN e o BPP de triste memória.

Porque se o Banif for ao fundo, os restantes tubarões saberão que deixaram de ter as costas protegidas sempre que lhes venha a tentação de fazer malabarismos arriscados com o dinheiro dos depositantes e dos accionistas. E saberão que estarão a arriscar as próprias bolsas. E não o dinheiro dos outros.

Porque ajudar as empresas que os senhores afundaram com as cargas fiscais que lançaram (e que mandaram centenas de milhar para o desemprego) isso os senhores não o fazem. Só ajudam os tubarões!

E, já agora, quando é que a banca deixa de ser privilegiada e passa a pagar impostos em igualdade com as demais empresas?

Ou será que estão a pensar em seguir o exemplo do «Engº» Sócrates para irem reunir-se-lhe em Paris? Com que dinheiro?

O Senhor Sócrates foi um bandalho! Mas sabe o que diz o povo?

«Atrás de mim virá quem de mim bom fará!»


Não foi para esta rebalderia que o senhor foi eleito...

Até amanhã!




P.S. Mil e cem milhões de Euros são, em média, cento e dez Euros a cada português, incluindo inválidos, pensionistas e crianças de colo!

O que temos nós a ver com os devaneios e as ganâncias do Senhor Jorge Tomé?



---------------------------







Sem comentários: