sábado, 13 de maio de 2017



Iª Parte - Vir para Portugal

Vir para Portugal pode ser uma excelente escolha para mudar a vida de um brasileiro descontente com a sua terra. No entanto, antes de tomar uma decisão definitiva e tomar uma atitude arriscada que lhe pode custar cara, convém ter algumas noções do passo que está prestes a dar.

Portugal é um belo país, acolhedor e hospitaleiro que recebe bem quem deseja estabelecer-se por cá. Tenha, no entanto, em atenção os seguintes pontos:

1. NÃO VIR ILEGAL. 
Aconselhe-se junto do Consulado de Portugal na sua região sobre aquilo que deve fazer para ter a sua situação regularizada e não se arriscar a uma repatriação forçada. Se isso acontecer você fica impedido de voltar a entrar no país por um período dilatado…

2. ESQUEÇA O FAMOSO «JEITINHO BRASILEIRO»
O Português despreza quem tenta dar o golpe e isso é um bom passaporte para iniciar a viagem de regresso com uma mão à frente e outra atrás. As autoridades portuguesas não são burras (embora muitos brasileiros pensem o contrário) e sabem ir às redes sociais ver as sugestões de golpadas sugeridas por muitos chicos espertos

3. NÃO TRATE AS PESSOAS POR «VOCÊ» E MUITO MENOS POR «TU»
O Português é uma pessoa formal e esses tratamentos são apenas usados quando existe intimidade. E não é você quem decide quando é apropriado. Trate as pessoas por «senhor», «senhora» acrescentando o título académico quando disso tenha conhecimento: doutor(a), engenheiro(a), arquitecto(a), professor(a), etc. E use SEMPRE as formas de cortesia, bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, obrigado, com licença. E peça sempre desculpa se interromper alguma coisa ou conversa. Seja EDUCADO como gostaria que fossem para consigo.

4. VOCÊ TEM UMA LICENCIATURA? 
Isso ajuda em igualdade de circunstâncias para obter um lugar… de salário mínimo. Mas não se entusiasme. Como verá mais adiante, as universidades portuguesas estão todas cotadas entre as 5% melhores do mundo. Além de que 40% dos estudantes portugueses avançam para o Mestrado e muitos seguem para o Doutoramento. Licenciaturas estrangeiras, em Portugal, para trabalhar no ramo, só têm lugar à partida as de universidades de primeira ordem. E são poucas as do Brasil que estão por aí.

5. QUER VIR PARA PORTUGAL PARA FAZER FORTUNA? 
Esqueça! O salário MÍNIMO em Portugal é dos mais baixos da União Europeia. No entanto dá para fazer uma vida digna como não consegue fazer no Brasil e um casal, ambos com o salário mínimo, já fazem uma boa vida, bem tranquila. Daí para cima, está na sua mão agarrar as oportunidades que lhe surgirem e trabalhar com afinco. Pode chegar bem longe se tiver talento e honestidade. E se aproveitar as acções de formação profissional que o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) coloca à disposição de quem quer subir na vida

6. FALA INGLÊS?
 Em Portugal as crianças começam a aprender inglês na escola primária, aos 12 anos começam a falar uma segunda língua estrangeira e ao terminar o secundário já falam três ou quatro línguas. Portugal está inserido na União Europeia e a miscigenação populacional é um facto corrente. Inglês, francês, espanhol, alemão, italiano são línguas habituais do dia-a-dia no turismo, no atendimento ou nos negócios. No entanto, se você fala árabe, chinês, japonês ou russo isso pode ser uma grande vantagem. Prepare-se.

7. PORTUGAL NÃO É UM PAÍS XENÓFOBO. A prova é que temos um primeiro-ministro indiano, uma ministra da justiça negra e já tivemos um ministro da educação macaense. Se você merece, o céu é o limite. 

8. VOCÊ QUER UM EMPREGO DECENTE? 
Você tem que estar preparado para uma certa reserva dos Portugueses quanto aos Brasileiros. Não é nada de pessoal, mas há alguns (poucos) anos atrás chegou do Brasil uma leva de imigrantes que fez a maior desordem por cá, com assaltos, roubos, estupros, destruições gratuitas e deixando as casas que habitaram num estado inconcebível. Evite linguagem, vestuário e penteados «radicais» se não quer ser associado a esses marginais. Ninguém o vai prender por isso mas também NINGUÉM LHE DARÁ EMPREGO.

Está pronto para enfrentar o desafio? Então aqui vai uma lista do que Portugal tem para lhe oferecer comparado com aquilo que você tem no Brasil:

Esperança de vida à nascença:
- Portugal: 21º (acima de 80 anos)
- Brasil: 67º (75 anos)

Saúde pública:
- Portugal: 12º
- Brasil: 125º

Pacifismo:
 - Portugal: 5º
 - Brasil: 105º

Segurança:
- Portugal: 5º
- Brasil: 139º

Mortalidade infantil:
- Portugal: 20º < 5 ‰
- Brasil: 107º > 23 ‰

Criminalidade:
- Portugal: 35,39
- Brasil: 70,62

Cuidados de saúde
- Portugal: 27º > 70%
- Brasil: 72º < 52 %

Custo de vida (padrão Nova Iorque = 100)
- Portugal: 26.22
- Brasil: 53,07

Desemprego:
- Portugal: tendência descendente 

  • Dezembro 2016: 10,5 %  
  • Março 2017: 9,8%, 
  • Jun.2017: 9,0%
- Brasil: 11,9 % (2016) - tendência crescente

Literacia
- Portugal: 95,7 %
- Brasil: 92,6 %

Universidades portuguesas: (ranking mundial) {excelência}
- Porto: (167ª) {206ª}
- Lisboa: (250ª) {145ª}
- Coimbra: (275ª) {380ª}
- Minho: (320ª) {448ª}
- Nova de Lisboa: (394ª) {458ª}
- Aveiro: (430ª) {404ª}
Ou seja, em 11.996 universidades existentes no mundo, as principais universidades públicas portuguesas estão TODAS entre as TOP 500 (melhores 5%)

Produção científica per capita
- Portugal: 30º
- Brasil: 76º

Ensino público não universitário (qualidade a nível global)
- Portugal: 30º
- Brasil: 56º

Percepção de corrupção:
- Portugal: 29º
- Brasil: 79º

Inovação
- Portugal: 30º
- Brasil: 69º

Competitividade
 - Portugal: 36º
 - Brasil: 57º

Qualidade geral de infra-estruturas
- Portugal: 16º
- Brasil: Não consta dos TOP 100

Terceira idade (acima dos 60 anos)
Índice global
- Portugal: 38º
- Brasil: 56º
Esperança de vida aos 60
- Portugal: 24 anos
- Brasil: 21 anos
Esperança de vida saudável aos 60
- Portugal: 17,6 anos
- Brasil: 16,1 anos
Cobertura de pensão de reforma
- Portugal: 100 % da população
- Brasil: 86 % da população

Adaptabilidade (Notre-Dame Global Adaptation Index)
Resume a vulnerabilidade de um país a alterações climáticas e outras mudanças globais em combinação com a sua prontidão para implementar resiliências
- Portugal: 26º
- Brasil: 75º

Acesso a energia eléctrica (% da população)
- Portugal: 100 %
- Brasil: 99,5 %

Inflacção (2016)
- Portugal: 0,90 %
- Brasil: 6.29 %

Protecção do meio ambiente
- Portugal: 15 º
- Brasil: 77º

Poluição
- Portugal: 16 º
- Brasil: 53 º

Rede rodoviária
- Portugal: 2º
- Brasil (não consta da lista das melhores redes rodoviárias mundiais)

Internet mais rápida
- Portugal: 25º (já existe a 200 Mbytes, 100 Mbytes é comum)
- Brasil: 48º

Melhor qualidade de vida
. Portugal: 8º
. Brasil: 53º

PIB [per capita] segundo FMI (Fundo Monetário Internacional 2016)
- Portugal: 36º
- Brasil: 68º

Para além de tudo isto, Portugal tem 
  • um sistema de transportes de primeira qualidade, 
  • uma gastronomia maravilhosa, 
  • vinhos de qualidade mundial a preços inimagináveis no Brasil, 
  • doçaria de comer e chorar por mais, 
  • paisagens de sonho 
  • e, para os Brasileiros, o melhor clima da Europa, embora um pouco frio no inverno com neve no nordeste e no centro leste. Mas nada que possa assustar.


No entanto se quer um clima mais ameno e um ambiente MUITO tranquilo, pode optar pelos nossos arquipélagos da Madeira ou dos Açores que não desiludem ninguém.


E se você gosta de viajar, todos os países da Europa estão ao alcance da mão por preços bem acessíveis:
  • Interrail
  • Aviação «low cost»
  • Auto estradas

 Claro que Portugal NÃO É um país perfeito. Caso contrário seria nº 1 em tudo, não é? É verdade que os impostos são altos, a gasolina e o diesel são caríssimos, os salários são relativamente baixos... Mas qual é o país que está em primeiro lugar em TODOS os critérios?

Temos os nossos problemas e estamos conscientes deles mas vamos fazendo os possíveis por melhorar. Seja bem-vindo se vier por bem. Portugal recebe-o de braços abertos.

E quanto a segurança, veja este vídeo:



Sem comentários: